jusbrasil.com.br
12 de Dezembro de 2017
    Adicione tópicos

    Paulo Sorci aponta principais causas da crise carcerária no I Fonavep

    O diretor do Fórum Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), Paulo Sorci, começou sua palestra no I Fórum Nacional de Execução Penal (Fonavep), nesta sexta-feira, apresentando dados do sistema carcerário brasileiro. O magistrado afirmou que, atualmente, o déficit é de 328 mil vagas num universo de mais de 600 mil presos. Cada preso tem um custo diário de R$ 80,00.

    Paulo Sorci falou da necessidade de os juízes de execução penal operarem como um filtro de bom senso. “O juiz de execução tem que fazer uma verdadeira arte e dizer quem pode ficar e quem não pode. Para fazer essa operação, ele tem que ter instrumentos, estrutura, uma equipe de psicólogos e psiquiatras”, explicou, ao frisar a necessidade de alertar os tribunais sobre a importância da estruturação das Varas de Execuções Penais.

    A incompetência do Estado, superlotação, servidores não capacitados, ausência de disciplina e falta de ensino foram apontados pelo palestrante como as principais causas da crise carcerária. “ O Estado Brasileiro despreza o preso e o pobre desde o Império. Enfrentar a crise carcerária sem o aprimoramento da sociedade brasileira é o desafio hercúleo para nós, juízes de execução penal”, frisou.

    No final da sua explanação, Paulo Sorci, que tem 22 anos de carreira e uma vasta experiência na área, exibiu um vídeo de um jovem de São Paulo que nasceu numa favela, filho de um pai condenado por crimes violentos e que cresceu acompanhando a mãe visitando o presídio. “Eduardo Lira hoje virou jornalista e é considerado um dos 20 jovens mais influentes do mundo”, disse.

    Leia as matérias relacionadas:

    I Fonavep tem início com número expressivo de participantes

    Corregedor nacional de Justiça faz palestra de abertura do I Fonavep

    Ex-ministro do STJ e presidente da Comissão de Juristas da Lei de Execução Penal profere palestra no I Fonavep

    Maria Tereza Uille destaca importância da aprovação do PLS 513/2013 durante I Fonavep

    I Fonavep: Jurista especialista na de Direitos Humanos aborda as causas estruturais da crise do sistema penintenciário

    Renata Brandão

    É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da AMB desde que citada a fonte.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)