Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    União a favor da aposentadoria integral

    Magistrados de todo o país assinaram nesta segunda-feira (02) um abaixo-assinado em favor da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 46/08, em tramitação no Senado, e que prevê o restabelecimento da aposentadoria integral para a categoria. A coleta de assinaturas faz parte de uma campanha em prol da proposição, promovida pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) e a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra), com o apoio da AMB. O presidente da entidade, Mozart Valadares Pires, esteve presente ao evento e assinou o manifesto.

    No lançamento da campanha, Mozart destacou que a entidade não tem poupado esforços para ver a PEC aprovada. Nesse sentido, ele tem proposto ao Congresso a realização de audiências públicas para esclarecer aos parlamentares e à sociedade a importância do restabelecimento da aposentadoria integral da magistratura, principalmente para a manutenção da independência do Judiciário.

    O presidente da AMB ressaltou que chegou a se reunir com o senador Maconi Perillo (PSDB-GO), relator da proposta no Senado. Mozart, inclusive, entregou um ofício ao parlamentar no qual a entidade esclarece a importância da PEC. Segundo o documento, as sucessivas reformas previdenciárias e a criação de emendas constitucionais acabaram por reduzir os proventos de aposentadoria e pensão de juízes e desembargadores. Para a AMB, a irredutibilidade dos vencimentos não pode ser confundida como sendo um privilégio.

    Mozart também tem defendido a PEC na imprensa. Em artigo recente, publicado na Folha de São Paulo, ele alertou sobre os prejuízos que a aprovação da proposta poderá causar para a independência da Justiça.A AMB está diligente, participando de audiências públicas no Legislativo e trabalhando para que a PEC seja aprovada, afirmou o presidente da AMB.

    Representantes de associações de magistrados de todo o País estiveram presentes ao evento. O presidente da Amaerj, Antônio Siqueira, lembrou que a crítica à aposentadoria integral da magistratura é de que esta seria a responsável pelo déficit da Previdência o que não é verdade. O que se faz é jogar a opinião pública contra nós sem se falar nos dados verdadeiros. É por isso que temos que nos unir para buscar nossos direitos, disse o magistrado.

    O ex-presidente da AMB Cláudio Baldino Maciel ressaltou a importância da campanha em prol da aprovação da PEC 46. Qualquer movimento que façamos para resgatar prerrogativas será também um movimento de resistência contra qualquer ameaça que nos avizinhe. O Judiciário assumiu importância para a sociedade. Por isso, alguns setores tentam conter seus membros. E conte-los significa tirar prerrogativas de uma profissão que precisa de prerrogativas, ponderou.

    Celso Limongi, desembargador de São Paulo, que está convocado no Superior Tribunal de Justiça, também tem opinião semelhante. Há setores que não se conformam com a ação imparcial do Judiciário. Daí, as tentativas de se tirar a independência dele, transformando-o em um poder burocrático, afirmou.

    • Publicações7931
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uniao-a-favor-da-aposentadoria-integral/2309781

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)