Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AMB se reúne com Senador Blairo Maggi e luta contra aprovação da PEC 53

    Renata Brandão

    O Presidente da AMB, Nelson Calandra, e o Vice-Presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Guilherme Feliciano, se reuniram com o Senador Blairo Maggi (PR/MT), pela segunda vez nesta semana, para tratar sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 53/2011 que retira a garantia da vitaliciedade dos Magistrados.

    No encontro que aconteceu, nesta quinta-feira (4), no gabinete do parlamentar, Calandra enfatizou a necessidade de respeitar o dispositivo constitucional que proíbe as reformas constitucionais em períodos de intranquilidade. O Brasil tem atravessado, ultimamente, manifestações de rua e a própria Constituição prevê que não deve ser tocada e ameaçada nesses períodos. Ficamos preocupados com essa iniciativa de votar a toque de caixa, as reformas de garantias básicas da Magistratura, explicou.

    O Presidente da AMB ponderou ainda à necessidade de preservar de modo completo a vitaliciedade que é garantia fundamental para o exercício da Magistratura. Essa intranquilidade tem perturbado a Magistratura brasileira de norte a sul, de leste a oeste do nosso país. Estamos acompanhando, debatendo e mostrando aos Senadores a inconveniência de tocar nessas garantias, afirmou.

    Na conversa, segundo Calandra, o Senador Blairo Maggi compreendeu a reivindicação da Magistratura e esclareceu que o Brasil atravessa um período de muitos debates. O Senador contou que esse tema foi pautado pela presidência do Senado em relação à Magistratura e ao Ministério Público. Disse ainda que os Senadores pretendem abolir a aposentadoria compulsória como pena por falta funcional, ressaltou.

    O Presidente da AMB aproveitou a ocasião para esclarecer que a perda do cargo por cometimento de crime já existe. Isso é consequência da condenação criminal, nenhuma outra categoria está sujeita a perda do cargo sem um processo com contraditório pleno, como consequência da condenação em processo judicial. O Senador compreendeu perfeitamente as nossas ponderações, finalizou Calandra que ainda se reuniu com outros parlamentares para tratar sobre o assunto.

    A PEC nº 53/2011 foi apresentada pelo Senador Humberto Costa (PT-PE). Na próxima terça-feira (9), a AMB e os Presidentes de Associações Estaduais vão acompanhar a votação da matéria, no plenário do Senado.

    • Publicações7931
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/amb-se-reune-com-senador-blairo-maggi-e-luta-contra-aprovacao-da-pec-53/100594491

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)