Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ayres Britto diz que "Poder Judiciário não governa, mas impede o desgoverno"

    Renata Brandão - Enviada Especial

    Belém (PA) - Na abertura do XXI Congresso Brasileiro de Magistrados da AMB, o ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Ayres Britto, recebeu a comenda da ordem do Mérito Judiciário no grau Grã-Cruz, a mais alta condecoração do Poder Judiciário Estadual. A homenagem foi entregue pela Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), Raimunda Noronha, na noite desta quarta-feira (21), no Hangar Centro de Convenções e Feira da Amazônia.

    Após a comenda, Ayres Britto falou aos cerca de 1.600 participantes que o Poder Judiciário não governa, mas impede o desgoverno. O Poder Judiciário é a maior e a mais sólida âncora de confiabilidade social, por isso, que é o poder mais exigido, mais cobrado no plano de cumprimento de seus deveres, de concretização da ordem jurídica, e o menos perdoado quando incorre em erro e desvios de conduta, disse.

    O Ministro ressaltou ainda que mesmo sendo o mais exigido, ele não pode ser diferente. Um Poder Judiciário desequilibrado, desonesto, despreparado e desatualizado, perde a confiança do povo nacional e essa perda de confiança desalenta a cidadania, completou.

    Aposentado do STF desde o último dia 18, Ayres Britto afirmou que parece ainda que continua com a toga nos ombros, mas que continuará mantendo com o Poder Judiciário um vinculo orgânico de admiração, de afetividade e de estudo. Por isso, permito dizer que nós temos plena consciência da absoluta essencialidade da nossa função, disse.

    • Publicações7931
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações352
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ayres-britto-diz-que-poder-judiciario-nao-governa-mas-impede-o-desgoverno/100197613

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)