Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Colégio Militar de Juazeiro adota Cartilha da Justiça em sala de aula

    A Cartilha Cidadania e Justiça na Escola será material pedagógico permanente para os alunos do 6º e 7º ano do Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna, em Juazeiro (BA). Nesta sexta-feira (26), a publicação foi lançada na escola, com a presença de representantes do Judiciário, prefeitura e governo do Estado.

    “Nos colégios militares, as noções de Justiça já fazem parte dos conteúdos. A cartilha vem contribuir com os professores, que terão uma alternativa de abordar o tema de uma forma lúdica. Por ser uma revista em quadrinhos e transmitir conhecimento com linguagem simples, a cartilha desperta a curiosidade dos alunos”, disse a coordenadora do projeto e vice-presidente de Integração da AMB, Nartir Weber.

    O presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Freddy Pitta, apoiou o projeto e anunciou que pretende levar a cartilha para outros municípios baianos. “É de suma importância para os estudantes, que terão noção exata do que é cidadania e Justiça, com base na Constituição Federal”, afirmou.

    O anfitrião da cerimônia e juiz titular da Infância e Juventude de Juazeiro José Carlos Rodrigues do Nascimento, que se empenhou para lançar a cartilha no município, agradeceu à AMB. “É um trabalho extraordinário. Levar à criança e ao adolescente o conhecimento do que é cidadania, do que é Justiça, é uma iniciativa que demonstra realmente a preocupação de contribuir para que nossas escolas tenham educação de qualidade”, destacou.

    O diretor pedagógico do colégio, Jailson Rego Brás, elogiou o conteúdo da publicação. “Os alunos terão conhecimento do trabalho da Justiça e verão que não há barreiras para que eles tenham acesso ao juiz, ao promotor e a quem for preciso para garantir seus direitos”, avaliou.

    Para o tenente-coronel Luiz Brandão Júnior, diretor pedagógico militar do colégio, “a cartilha chega em um momento muito propício, porque vai agregar com o conteúdo que já é trabalhado em sala de aula, ampliando o horizonte de conhecimento dos alunos, que também irão atuar como multiplicadores junto às famílias e à comunidade”, disse.

    Ao todo, o colégio atende 754 estudantes do 6º ano ao ensino médio. A cartilha será incorporada como material pedagógico para os cerca de 250 alunos do 6º e 7º ano.

    A cerimônia também foi marcada por uma apresentação de teatro, feita pela Companhia Balançarte, com a temática da Justiça e cidadania.

    Participaram da solenidade o juiz da Infância e Juventude de Petrolina, Marcos Franco Bacelar; os juízes Valécius Passos e Cristiano Queiroz Vasconcelos, da comarca de Juazeiro; a juíza Keyla Cunegundes, diretora do Fórum de Juazeiro; a promotora da Infância e Juventude de Juazeiro, Andrea Mendonça da Costa; o promotor de Justiça de Petrolina, Tilemon Gonçalves dos Santos; o defensor público titular da Vara da Infância e Juventude de Juazeiro, André Lima Cerqueira, dentre outras autoridades locais.

    Cartilha

    Lançada em 1992 para aproximar alunos e professores do ensino fundamental do Judiciário, a cartilha foi reformulada ao longo do tempo. Em 2015, foi reeditada para dar lugar a temas atuais, como guarda compartilhada, Justiça Restaurativa, bullying e meio ambiente.

    Para marcar o jubileu de prata da publicação, que será comemorado em 2017, a AMB estuda a possibilidade de realização de um concurso nacional de redação para alunos de escolas públicas. Uma das premiações seria uma viagem à capital federal, para conhecer de perto o funcionamento dos Três Poderes.

    Confira o Hotsite da Cartilha.

    Málcia Afonso

    É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da AMB desde que citada a fonte.
    • Publicações7931
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/colegio-militar-de-juazeiro-adota-cartilha-da-justica-em-sala-de-aula/377773051

    Informações relacionadas

    Neemias Prudente, Advogado
    Artigoshá 11 anos

    Projeto mediar: práticas restaurativas pela polícia civil de Minas Gerais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)